segunda-feira, 8 de novembro de 2010

COMO MORCEGOS À LUZ DO SOL


Aqui estou. Lambendo as palavras, que escorrem trôpegas pelas tubulações cerebrais numa enxurrada de imagens e caracteres inexistentes no teclado, resultado de mais uma noite onde flerto com os morcegos e com o silêncio da cidade que dorme. Não sei bem se dorme; apenas acho. As pílulas, antes amigas, solicitam novas amizades, novas associações, numa chantagem farmacológica que se repete com frequência aos que que "sonham" com o sono reparador da noite que separa o dia.
Entretanto, enquanto a solução não emerge, mais uma noite em que apenas escorreram pela garganta como balas de goma.

Enquanto isso, no cérebro, de dois em dois minutos soa silencioso o gongo escondido entre as reentrâncias encefálicas, cumprindo a rotina de micro-despertares que impedem os ciclos de completarem suas funções. Olhos cerrados e o cérebro alerta...
Hora de acordar! Me nego! Não interessa, os comandos não estão ao meu alcance.
A lua já se encontra com o sol anunciando um novo dia, o que deveria ser o anúncio do fim de um período e início de outro. Negativo. Nada começa, pois nada termina. Um moto-contínuo mantém o estado-de-alerta ininterruptamente. Não há ciclos; apenas permanência. Mas os ponteiros seguem em todos os lugares demarcando, dividindo a vida. Se ao menos parassem de vez em quando... Mas não, ficam ali, incidiosamente a lembrar os compromissos que devem ser cumpridos a despeito de o corpo e a mente reclamarem o sono inalcançado. Mas não tem jeito, o mal-estar segue tomando conta, os trajetos a serem trilhados e os trabalhos a serem executados. E assim sigo carregando a dificuldade do inexorável, as vêzes cambaleantemente acompanhado pelo medo de não chegar. Como um morcego à luz do sol.

2 comentários:

  1. Parabéns pela forma tão clara de expressar o desespero de não poder dormir... Todos nós sabemos o quanto importante é uma noite bem dormida, mas que infelizmente nem todos somos agraciados deste prazer necessário. Bjos amado!!!

    ResponderExcluir
  2. Porque a insônia?Tem uma causa não?Seu texto deixa claro o teu interior como água cristalina.Há muito tempo venho dormindo pouco,mas lido bem com essa nova realidade.Dizem que envelhecemos e passamos a dormir menos...Quem coisa BOA né?Quanto mais tempo acordados,mais vivemos.O sono eterno...esse vai ser o sono reparador de todos os nossos males!
    Tô no seu rastro.Mister Morcego!

    ResponderExcluir