segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Manual de procedimentos para relações no interior de U.T.I.s.

Como todos, também fiquei extremamente tocado pela notícia do rapaz belga que passou 23 anos em coma, porém em situação de completa consciência, escutando tudo o que se dizia a seu respeito no seu entorno. E o pior, incapacitado de qualquer gesto que alertasse os demais de que estava ali, vivo e consciente. Uma condição absolutamente apavorante. Imaginem vocês como seria estar nessa canoa furada; sem baldes ou bóias de patinhos ?
Digamos que pior do que isso só alguém vítima de catalepsia ouvindo as pás de terra sendo jogadas sobre seu caixão. Cruzes !!!

Então, pensando nessa possibilidade de coma consciente, achei conveniente lançar o MPRI de UTI - Manual de Procedimentos para Relações no Interior de U.T.Is.

Em primeiríssimo lugar, queridíssimos médicos, os senhores estão proibidíssimos de verbalizar diagnósticos pessimistas perto de pacientes em estado de coma. Ao contrário, pisquem o olho aos familiares e digam alto e bom som:
- Ele vai se recuperar; é só uma questão de tempo.
Nada de "já era"; "não tem mais volta !"
E o tradicional, "se quiserem, desligo os aparelhos", nem pensar.

Ítem dois: todo o corpo de enfermagem deverá ter uma conversa particular com os parentes do paciente procurando identificar suas preferências e situações particulares. Coisas tais como orientação sexual, time do coração, situação financeira, conflitos amorosos, existência ou não de inimigos, o que gostava de fazer (ops, gostava já é uma sentença de morte). Retomando, o que gosta de fazer, amores ou desamores, etc. e tal.
De posse de todas essas informações ficaria mais fácil saber agir de forma a preservar o paciente de notícias desanimadoras, nos casos em que porventura o paciente possa estar em estado de plena consciência, embora só ele saiba. Para além disso, as situações deveriam até animá-lo, mantendo-o esperançoso.


Terceiro e último: passa a ser obrigatória ao menos uma sessão de cinema com todos membros da família, corpo médico, enfermeiras, assim como amigos, namoradas e afins.
Filme em cartaz: Adeus, Lenin !

A seguir alguns exemplos ilustram situações que com certeza alegrariam qualquer um, mesmo estando em coma. No caso específico o aparentemente infeliz chama-se Olavo Augusto, filho de Augusto Olavo e Maria Augusta.

Primeira situação desejável: Duas enfermeiras entram no quarto, olham para Olavo Augusto e, suspirando, comentam:

- Meu Deus, como ele é liiiindo !

- E másculo, completa a outra. É tuuudo o que eu queria lá em casa !

Ato contínuo, passam a simular uma discussão a respeito de a quem caberia o privilégio de dar o banho em Olavo Augusto. Após um pequeno bate-boca decidem reverzar-se, concluindo que aquela que estivesse trajando uma minúscula saia-Geisi e com o bronzeado em dia, daria o primeiro banho.

Situação dois: um amigo entra eufórico na U.T.I e já vai parabenizando o pai de Olavo Augusto pelo título da Libertadores conquistado pelo time de coração de todos da família.
- Bah, Seu Augusto Olavo, e o melhor é que foi de goleada, e em cima do co-irmão, hahaha.
- Há, como o Olavo Augusto ficaria feliz se soubesse...diz o pai.



Situação três: a namoradinha gostosinha de Olavo Augusto entra no quarto e, após cumprimentar a sogra, que se encontra ao lado do leito, entrega-lhe uma chave:
- Sogrinha, fica com a chave do cinto de castidade que estou usando. É a prova de que vou me guardar para o Olavinho o tempo que for preciso. Ele é o único homem na face da terra que pode me fazer feliz. Então serei dele ou de mais ninguém !


Situação quatro: o pai conversa com o irmão de Olavo Augusto, Otávio Olavo Augusto:

- Tu viu ? O Lula acabou de baixar uma medida provisória anistiando todas as dívidas de pessoas em estado de coma.
- Todas !?, exclama Otávio Olavo Augusto.
- Todinhas. Isso quer dizer que quando Olavo Augusto melhorar não vai precisar terminar de pagar o consórcio do carro, nem o financiamento do apartamento, muito menos aquela monstruosa dívida do cartão de crédito. Nem mesmo o crédito educativo. Bom, não ?
- É...meu irmão é um sujeito de sorte !
- E eu que pensei que o telegrama que chegou, dizendo que o emprego vitalício na Gráfica do Senado foi concedido ao Olavo Augusto era uma boa notícia...
- Mas pai, olha só. Essa eu tenho certeza de que o Olavinho ia ficar contente de saber.
Tu te lembra daquele cara que riscou a porta do carro do Olavinho ?
- Claro, o Olavinho ficou puto da cara com ele.
- Pois é, o cara destruiu o carro dele num poste. Tá no hospital todo arrebentado.

Ouvindo aquilo, Olavo Augusto, sabedor de que era dia de banho, controlando-se para não pular de alegria pensou:
- Tomara que ele não esteja em coma...consciente.

2 comentários:

  1. Obrigada pelo comentário q vc deixou no meu blog! Adorei! Adorei tb esse post! Mt engraçado e criativo! Bjss!

    ResponderExcluir
  2. PARABENS!!!!pl blog!!!!!1 abraço de portugal!!!

    ResponderExcluir