quarta-feira, 15 de julho de 2009

Assim caminha a humanidade

Perdoem-me a aspereza de certos temas que por vêzes me vejo obrigado a tratar. O que ocorreu me foi relatado por um colega de trabalho e que é síndico nas horas vagas. Logo em sua chegada no local deparou-se com uma das cinco únicas viaturas da Brigada Militar que cobrem a zona norte de Porto Alegre e que fora requisitada. Um dos policiais, vendo-o chegar abordou-o perguntando o que acontecera. Ele identificou-se e disse-lhe que igualmente não sabia. Nesse ínterim, no terceiro andar havia uma senhora debruçada no parapeito da sacada gritando quase que histéricamente. Subiram todos e chegaram ao local. Não, não era nada digno de uma ocorrência policial.
Tratava-se de um desentendimento entre um casal de idosos e sua filha de um lado e, de outro uma vizinha que há pouco para lá se mudara. Eis a questão de suma importância: aquela senhora que gritava histéricamente e seu marido - que, como sua filha, também estava bastante exaltado - armaram o maior banzé porque o marido da vizinha - que é uma espécie de representante do jornal zero hora e, como tal, carrega diariamente uma imensa sacola com os jornais - havia descido os corredores do edifício e no trajeto derrubara um pequeno vaso que estava na área comum do edifício. E o "preciosíssimo" vaso era de propriedade da senhora. Foi por esse crime hediondo que a senhora idosa achou-se no direito de chamar a Brigada Militar privando os demais cidadãos da possibilidade de usufruir da proteção de uma viatura a mais. Mas o pior ainda não chegou. Pasmem, o rapaz que carrega a imensa sacola em sua labuta diária tem apenas pequenos pedaços dos dois braços e duas mãozinhas quase que coladas aos ombros. Daí sua dificuldade em manobrar a sacola ao descer as escadas do edifício. E assim cometeu o terrível crime.
O que se pode dizer de um casal de idosos que tem esses valores ? Se repassaram essa ausência de solidariedade; essa incapacidade de compreensão aos seus filhos e netos, podemos dizer que prestaram um bom serviço a humanidade ? Eu mesmo respondo: não, absolutamente não. Seus cabelos brancos talvez só representem a tendência que algumas pessoas tem de piorarem cada vez mais. Pois é, assim caminha a humanidade...

Um comentário:

  1. Joca, como eu sempre digo, bandidos e gente do mau também envelhecem! Os cabelos brancos (e as vezes fofinhos) dão um ar de "do bem" pra gente que pode ser muito do mau!

    Uma vergonha isso!

    beijoca

    ResponderExcluir