terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Tiger Woods e o Império dos Idiotas

O pensamento do norte-americano médio continua a demonstrar sua incrível tendência à idiotia, sobretudo quando revela sua visão de mundo cimentada em valôres morais discutíveis e, principalmente, contraditórios.
Pensem comigo: ainda há pouco "comemorou-se" os 20 anos da invasão do Panamá pelos EUA, ao mesmo tempo que presentemente os EUA continua guerreando em solos distantes, tanto no Afeganistão quanto no Iraque. E não custa lembrar que não faz nem um ano que little Bush saiu do poder após ser reeleito mesmo tendo feito piadinhas instantes antes de anunciar ao mundo que estava iniciando mais uma guerra. Lembram disso ? Convenhamos, só um psicopata pode fazer isso. Bueno, mas não vou ficar aqui listando todos os "gloriosos" feitos bélicos do Império. Todos sabem a quantidade de incursões da morte à que os EUA históricamente tem submetido inúmeros povos mundo afora.
O que me interessa é destacar que quanto a isso o norte-americano médio não só concorda piamente como aplaude entusiásticamente com suas bandeirolas empunhadas. Entretanto um fato banalíssimo sacudiu a opinião pública norte-americana nas últimas semanas: as aventuras extra-conjugais do golfista Tiger Woods. Como todos sabem, o maior especialista do planeta em colocar bolas em buracos andou incursionando por "buracos não autorizados", causando o maior rebuliço. Desde então o "pobre" Tigrão vem perdendo patrocínios um após o outro e os aplausos da opinião pública aos seus feitos desportivos ficaram no passado. A justificativa: os cidadãos norte-americanos não toleram atentados à moral e aos bons costumes, sobretudo quando partem de seus ídolos. E pasmem, existem "especialistas" em comportamento humano dizendo que Tiger Woods deve abandonar o esporte - no qual é apenas o melhor de todos os tempos - tudo por conta de suas aventuras extra-conjugais. Dizem eles que não haveria mais "clima" junto à opinião pública restando a Tiger, desta forma, o ostracismo. Claro que um ostracismo com todo o luxo disponível.
Então ficamos combinados que matar centenas de milhares de pessoas em quintais distantes por motivos para lá de escusos não só é tolerável como digno de aplausos, mas pular a cerca do vizinho não. Claro que não estou fazendo apologia da infidelidade ou mesmo a condenando, mas a diferença da aceitação ou não de um e outro fato é que me deixa de cabelos em pé. Que espécie de pessoa poderia pensar assim a não ser um perfeito idiota ? Talvez um idiota com medo, penso. Quem sabe não é isso que explica as razões que levam alguém a votar em qualquer candidato republicano ? Sei lá, mas o fato é que não são poucas as situações em que o pensamento do norte-americano médio emerge em todo o seu ridículo. E essa história do Tiger Woods é só mais uma.
E cá com meus botões, lembrei-me de Timothy Leary - psicólogo e neurocientista - que lá por fins dos anos sessenta do século passado cogitou colocar ácido lisérgico (LSD) em reservatórios públicos de água. Seus estudos e experiências com o ácido o levaram a concluir que seu uso controlado poderia, digamos, transformar a forma dos indivíduos relacionarem-se consigo próprios e com o mundo à sua volta. Dito de outra forma, o uso do LSD poderia formatar o cérebro dos indivíduos recarregando-o com uma espécie de novo sistema operacional.
Eu diria que Timothy era um otimista pois, se existe algum ácido capaz de transformar a mentalidade reacionária e careta da sociedade norte-americana, definitivamente não é o lisérgico.
Mas de qualquer forma o Império dos Idiotas está aí e tem uma longa tradição em demonstrações de sua "bela moral". E o pior é que acreditam que seus valôres devem ser espalhados pelo resto do planeta. Ops, falei resto ? Sim, é claro, o planeta é composto por eles e o resto. Não é o que eles pensam ? Bom, mas deixem eles para lá.
Por hora, se eu fosse Tiger Woods mandaria todos eles para o inferno e seguiria metendo bolas nos buracos. E dane-se o resto !

Bueno, então feliz natal a todos. Se não me virem por aqui nos próximos dias é porque fugi com o circo.

P.S. Num dos muitos sites que falam a respeito do episódio Tiger Woods estão lá dois anúncios curiosíssimos a revelar a enorme capacidade do capitalismo em transformar tudo em oportunidades de ganhar dinheiro:

O primeiro link é apresentado da seguinte forma: Quer reconquistar seu ex ? Ou prefere continuar solitário ?

O segundo anúncio refere-se a uma banca de advogados que "atua de forma ética e responsável(...)". Hehehehe, sensacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário