quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O mundo é uma piada feita I: Suicídios em Belfast.

Quando digo que o mundo é uma grande piada feita, parece exagero. Não é. Olhem-só esta:
Segundo o site de notícias da BBC Brasil, cabeleireiros e taxistas de Belfast, na Irlanda do Norte, estão sendo treinados para poder identificar pessoas que possam estar tendo pensamentos suicidas e dar apoio psicológico a elas para que não se matem. Ainda bem que é para não se matarem... Os irlandeses estão assustados com o alto número de suicídios ocorridos no último verão. Em seis semanas foram trinta. Imagine-se quando lá chegar aquele invernão soturnaço, com neblina e escuridão o tempo todo...

Mas será que esse negócio daria certo por aqui ???

Pra começo de conversa, alguém pode imaginar um suicida indo ao cabeleireiro ? Pra quê ? Pra ficar um cadáver bonitinho ?
Mas vá lá. Digamos que o cara seja vaidoso a ponto de pensar em cortar os pulsos, imaginando que vá ficar mais magrinho com a perda do sangue. Pode ser que esse tipinho vá ao cabeleireiro dar um trato. Tem louco pra tudo. Imaginemos a cena:

O cara chega ao salão cabisbaixo, com a voz quase inaudível, e é recepcionado por aquele cabeleireiro transbordantemente esfuziante.
- Booooaaa tardssiiii !!!
- Se fosse boa eu não tava aqui !!!
- Ai credo, o que é issssso ? Que baixo astraaal...tu tem hora marcada, meu anjo ?
- Tenho. Amanhã a essa hora não vou mais estar por aqui.
- Não diga isso !!! Senta aqui. Vou fazer tua cabecinha...por dentro e por fora.
- Só quero por fora.
- Calma, benzinho. Me diz. O que é que estáááá se passaaaaando, por essa cabeeeeçaaa...
- Mas o que é isso ??? diz o candidato a suicida, meio irritado.
- Desculpe, sou fã do Fábio Júnior. Adoro eeeli. Mas fala, o que que tu tem benheee ???
- É que tô meio deprê...
- Só meio ??? Então metade sua tá deprê e a outra não ?
- Não, é força de expressão, diz o pretenso suicida, já irritado.
- Calma bonitinho, calma. O que é que tá te incomodando ?
- É que o ano tá acabando e o meu time de novo não ganhou nada.
- Ah, mas isso não é motivo. O ano que vem vocês vão ganhar alguma coisa. Nem que seja um gauchãozinho...
- Como assim vocês ??? Tu nem sabe qual é o meu time !
- Não seja tolinho...
- Tu tá me provocando...e além do mais, gauchão não me serve...quero algo maior...
- Docinho, não diga bobagem. Tu não sabe o valor de um gauchão...diz o cabeleireiro com um risinho de canto de boca.
- Cheeega !!! Seca já o meu cabelo que eu vou embora, diz o agora quase suicida, ameaçando pegar a navalha de barbear.
E não me chama de docinho !!
- Fica calminho, fica calminho... Isso não é motivo pra se matar, disse o cabeleireiro enquanto fazia um cafunézinho.
- Como não ? Paguei uma fortuna por uma camisa do meu time e o meu filho disse que agora torce pra eles !!! Virou casaca o miserável.
- Benhê, isso não é o fim do mundo. Podia ser pior. Pensa bem...
- Como assim podia ser pior ???
- Ele podia querer um gauchãozinho...risinhos.
- Pára, pára com isso. Vai tomar...
- Uuuiiii, completa, completa....
- Completa o quê ?
- A frase...risinhos novamente.
- Me alcança a navalha.
- Pára com isso docinho. Veja bem, hoje é véspera de natal. Relaxa.
- Não dá. Prá mim chega...
- Não não não. Peraí.
Gurias, vamos cantar uma musiquinha pra alegrar o moço:
1, 2, 3...22,23, 24
Noite feliz, noite feliz,
oh Senhor, Deus de amor,
pobrezinho nasceu em Belém,
eis na lapa Jesus, nosso bem
dorme em paaaaz...gritos, gritos e mais gritos. Alvoroço total...
Correria em direção à cadeira onde se encontrava o ex-suicida.
O cara estava lá...com a navalha de barbear cravada no pescoço e jorrando sangue pra todos os lados. Loucura total. Uma tragédia...
Virou assunto para muitos mêses.
É a vida. Quer dizer...

Bom, mas e os taxistas ???
Alguém já pegou táxi na rodoviária em fim de feriadão ? Não ? Preparem-se. Caso tenham algum pensamento suicida não há melhor forma para se desistir da idéia. Explico: é só entrar no veículo, informar o endereço e o cara já sai em tresloucada corrida costurando tudo o que tiver pela frente. Cadeira elétrica pura. Quando tu finalmente consegue engatar o cinto de segurança o motorista já está com a mão estendida te cobrando a corrida. Sim, corrida. Nome apropriadíssimo. Com as mãos trêmulas, você pega a grana, paga e desce.
Olha, se alguém em algum momento pensar em suicídio, é a melhor forma de desistir da idéia. É só ver a morte realmente de perto... E nessas "corridas" ela fica o tempo todo nos olhando meio de soslaio. Psicologia gaudéria da melhor qualidade. Joelhaço puro. Não tem erro.

Ah, mas e os irlandeses ???
Dois conselhos para os nossos amigos de Belfast:
primeiro: evitem assistir a jogos de sua seleção e,
segundo, vão para um pub qualquer encher a cara e deixem de encher o saco. Pô !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário